Blog

Aeroportos de cargas: conheça os principais do Brasil

Aeroporto de transporte de cargas Conheça os principais do Brasil.jpg
Conversamos com especialistas que traçaram um panorama sobre os principais aeroportos de cargas do Brasil. Veja neste artigo!

Os aeroportos de carga são espaços fundamentais para que o comércio exterior tenha uma infraestrutura logística adequada para funcionar.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pelo menos 60 aeroportos movimentam cargas no país e contribuem diretamente para as transações comerciais com outros países.

Por conta disso, é imprescindível que os profissionais da área tenham conhecimento sobre o tema e conheçam mais sobre os aeroportos de carga brasileiros.

Para entendermos mais do assunto, conversamos com Francisco Deymis, Victor Hugo Figueiredo, Matheus Junges e Tatiane Olle, que formam a equipe de coordenação de infraestrutura da BMJ Consultores Associados.

Eles trouxeram interessantes informações e curiosidades sobre os aeroportos de cargas brasileiros. Confira abaixo!

A importância estratégica dos aeroportos de cargas no Brasil

Os aeroportos de carga no Brasil têm importância fundamental na logística de comércio exterior do Brasil.

“O aeroporto de Guarulhos, por exemplo, tem interligação com mais de 30 países e movimenta diversos produtos essenciais para a indústria brasileira, como itens farmacêuticos, eletrônicos, automotivos e, inclusive, do agronegócio”, apontam os especialistas da BMJ Consultores Associados.

Eles complementam: “ Além disso, Guarulhos tem acesso a corredores logísticos importantes que se conectam com todo o Brasil. Apenas em julho, o aeroporto movimentou 27 mil toneladas de cargas apenas de importação e exportação, isso é, sem levar em consideração os volumes de correios e cargas domésticas.”

A equipe de consultores também destaca o papel do aeroporto de Viracopos que, até julho de 2022, teve sua maior movimentação de cargas da história, com 210 mil toneladas movimentadas.

Os 5 principais aeroportos de cargas brasileiros

Veja, a seguir, um breve descritivo que os especialistas fizeram sobre cada um deles!

1. Aeroporto de Guarulhos (São Paulo/SP)

“O Terminal de Carga de Guarulhos é o maior complexo logístico portuário do país. Ele interliga 34 países, todas as capitais e as principais cidades brasileiras por meio de mais de 720 voos diários operados por 40 empresas aéreas nacionais e internacionais.

Guarulhos movimenta produtos de diversos segmentos, entre eles o eletrônico, o farmacêutico, o têxtil, o alimentício, e o de peças e acessórios automotivos.”

2. Aeroporto de Viracopos (Campinas/SP)

“O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e movimenta 37% do valor de carga aérea importada no país. Ele registrou movimento recorde nos primeiros 7 meses de 2022, com destaque a cargas dos setores farmacêutico, metalomecânico, químico, de tecnologia, automotivo e de vestuário.

Viracopos possui certificação global CEIV PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), parâmetro de excelência na logística de insumos farmacêuticos.”

3. Aeroporto de Manaus (Manaus/AM)

“O aeroporto de Manaus é um dos principais polos de transporte de carga do país e seu aeroporto tem três terminais voltados apenas a essa finalidade.

Somente a área de importação tem capacidade para processar até 30 mil toneladas de carga por mês.”

4. Aeroporto Rio Galeão (Rio de Janeiro/RJ)

“O Terminal de Carga do RIOgaleão possui instalações voltadas à movimentação de cargas variadas.

Apresenta número crescente no contexto pós-pandemia e, na parte de importação, com destaque a setores como óleo e gás, transporte aéreo, além das indústrias farmacêutica e química. Também possui certificação CEIV Pharma da IATA.”

5. Aeroporto de Brasília (Brasília/DF)

Possui instalações voltadas à movimentação de cargas como insumos agrícolas, produtos veterinários, alimentos, produtos para saúde, medicamentos e insumos farmacêuticos, que em 2017 representavam mais de 80% do volume total”.

Ao trabalhar com comércio exterior, certamente você terá que realizar transações em algum dos aeroportos de cargas citados aqui. Gostou de saber mais sobre eles?